quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Conflito existencial

O homem é o animal mais interessante e complexo que existe.

Animais em geral contentam-se com a vida que levam, sem criar expectativas diante do caminho que traçam ao longo dos dias, mas, existe um animal que se tornou uma bela exceção, e esse animal é o homem.

Homens nascem, crescem, vivem, morrem, todos com histórias distintas, individuais, cada um com sua trajetória, sonhos e objetivos. Ao contrário, aparecem os girassóis, que são todos iguais, girando em torno do mesmo ideal sempre, totalmente previsíveis e até meio sem graça.

O homem é imprevisível, nunca pode-se julgar um usando outro como exemplo. Único também fisicamente, sem cópias, cabelos, mãos, olhos, traços distintos. Ao longo da história existiram vários homens, que por seus atos tornaram-se grandes personalidades e são lembrados cotidianamente e tomados como exemplo.

Nunca se ouviu falar de algum girassol que atraiu a atenção por um feito grandioso, ou por nascer com pétalas roxas, destoando dos demais. Girassóis são apenas girassóis, pétalas amarelas, folhas verdes, vivendo em torno de um grande astro chamado sol. Girassóis são bonitos, porém, um girassol vai ser apenas um girassol.

Homens são animais, e jamais um homem vai ser apenas isto, o ser humano define-se por inteiro no momento em que morre, quando não há nada mais para ser acrescentado, girassóis são vegetais, não animais, morrem iguais ao momento em que nascem.