sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Receita de ano novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)


Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Feliz 2008 a todos!

"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar
e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação
e tudo começa outra vez, com outro número
e outra vontade de acreditar
que daqui para diante,
vai ser diferente. "

"O Tempo", de Carlos Drummond de Andrade

Como bem colocou o poeta, início do ano é tempo de acreditar, tempo de tomar fôlego para recomeçar, tempo para imaginar que todos os nossos sonhos se realizarão, que todos eles podem caber nos próximos 365 dias, uma sensação de esperança ímpar, que fica como que guardada e restrita para ese momento mágico que é a chamada "virada" do ano. Os problemas parecem solucionáveis, os obstáculos tornam-se menos significantes, consegue-se a força e a confiança necessárias para conseguirmos tudo. A mim chama muito a atenção como as pessoas se tornam mais confiantes e esperançosas em relação a quase tudo nesse momento especial.

Importante é pensarmos o quanto podemos sim ser fortes, podemos conquistar tudo o que queremos, continuando a perseguir nossos sonhos com essa certeza no coração e com determinação na mente. Perde-se muita energia com coisas a que damos importância maior do que merecem, e deixamos de lado as coisas que realmente importam. Mantendo o foco no que realmente importa, no que realmente queremos fazer e conquistar, faz uma imensa diferença em termos ou não sucesso nos nossos projetos, nossos sonhos. Se isso não for o bastante por si só, certamente ajuda para que o universo conspire a nosso favor. E o importante é nos lembrarmos de que não é necessário que seja a virada do ano para termos tudo isso ao nosso alcance, pertinho de nossas mãos. Toda hora, todo dia pode ser hora de renovar, de fazer e refazer planos, e sobretudo, de acreditarmos em nós mesmos e em nossos sonhos. Se nós próprios não fizermos isso, quem fará?

Desejo a vocês um feliz 2008, com muitos sonhos realizados, mas o importante, com esses pensamentos em mente, ontem, hoje e a qualquer hora...

A mulher ideal

Desde os primórdios, a mulher foi criada como candidata a ser companheira do homem, viver ao seu lado, ser sua semelhante e, muitas vezes, o seu guia.

Não há nada melhor como ter uma boa mulher ao seu lado.

Ela vai estar com você em todas situações adversas; quando você estiver no seu pior dia, ela sempre estará por perto, para o que der e vier.

Alguns homens pensam que não há mais mulheres boas o suficiente para eles no mundo, mas mesmo que isso fosse verdade, todo o homem já tem uma boa mulher na sua vida... ela deu à luz a você.

Uma boa mulher vai dar a você todo o amor possível, mas se você maltratá-la, poderá ser difícil para ela perdoar você. Ela vai fazer seu melhor para que o seu relacionamento dê certo, mas algumas vezes, mesmo com todo seu trabalho ela acabará recebendo, como pagamento, a dor e o sofrimento.

Homens, quando uma boa mulher entrar em sua vida, trate-a direito, da forma que ela merece e tudo o que você pode fazer para mantê-la ao seu lado, porque há sempre um outro homem disposto a fazer isso por você e roubar o seu maior tesouro: a sua garota.

A escolha da pessoa certa

Parando para pensar bem em tudo que a gente vê, vivencia, ouve e pensa, não existe uma pessoa certa para nós, e sim, uma pessoa que se você for parar pra pensar é, na verdade, a pessoa errada. Sim... porque na pessoa certa faz tudo certinho!! Chega na hora certa, fala as coisas certas, faz as coisas certas, mas nem sempre a gente está precisando das coisas certas. Aí é a hora de procurar a pessoa errada...

A pessoa errada te faz perder a cabeça, perder a hora, morrer de amor... fica um dia sem te procurar, que é para na hora que vocês se encontrarem a entrega ser muito mais verdadeira e recíproca... essa pessoa "errada" é na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa.

Essa pessoa vai te fazer chorar, mas pouco tempo depois vai estar enxugando suas lágrimas... ela vai tirar seu sono... essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado, mas vai estar 100% da vida dela esperando você, além de estar o tempo todo pensando em você!!

A pessoa errada tem que aparecer para todo mundo, porque a vida não é certa. Na verdade, nada aqui é certo. O que é certo mesmo, é que temos que viver cada momento, cada segundo, amando, sorrindo, chorando, emocionando, pensando, agindo, querendo, conseguindo...

E só assim, é possível chegar àquele momento do dia em que a gente diz: "Graças a Deus deu tudo certo!!"

Quando na verdade, tudo o que ele quer é que a gente encontre a pessoa errada pra que as coisas comecem a realmente funcionar direito para a gente... pessoas especiais; eu ainda acredito que elas existem!!
:-)