sexta-feira, 20 de novembro de 2009

OS MAIORES ÍDOLOS DO FLAMENGO DE TODOS OS TEMPOS

OS MAIORES ÍDOLOS DO FLAMENGO DE TODOS OS TEMPOS

No dia 9 de março de 2007, o Flamengo ganhou uma data comemorativa no calendário carioca. O dia 17 de novembro, data de fundação do clube, passa a ser também o Dia do Flamengo. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, sancionou a Lei Estadual 4.998/2007 criando o Dia do Flamengo. (Fonte)

 

Então, em homenagem ao dia do mais querido do mundo, fiz uma compilação dos 14 maiores ídolos (imho) rubro-negros neste 114 anos de história.


 

01) Zico: O galinho de Quintino fez 568 gols nos 732 jogos que atuou pelo Flamengo, o que o torna o artilheiro absoluto do time em toda história. Arthur Antunes Coimbra foi um dos maiores atacantes de futebol do Brasil. Se notabilizou mundialmente a partir da conquista da Taça Libertadores da América e do Campeonato Mundial de Clubes do Flamengo, bem como por suas participações pela seleção brasileira nas Copas de 1982 (Espanha) e 1986 (México).




Link do vídeo, pro pessoal do feed

 

02) Júnior: Leovegildo Lins da Gama é o recordista em jogos pelo Flamengo, com 865 jogos. Tendo atuado como lateral esquerdo, meia, volante e lateral direito, Júnior foi um dos mais completos jogadores de todos os tempos. Após uma passagem pela Itália, voltou a defender o rubro-negro aos 35 anos a pedido de seu filho, que nunca o vira jogar pelo time. Sorte do Flamengo, pois o “vovô garoto” voltou endiabrado para a Gávea, e aos 38 anos ajudou o time a conquistar seu último Brasileiro, em 1992.




Link do vídeo, pro pessoal do feed


 

03) Romário: Polêmico, desbocado, preguiçoso, goleador, gênio. Apenas alguns adjetivos do Baixinho, que fez 204 gols nos 240 jogos que atuou pelo Mengão, com uma ótima média de 0,85 gol por jogo.




Link do vídeo, pro pessoal do feed

 

04) Sávio: É meio arriscado colocá-lo tão perto do Romário na mesma lista, porque as picuinhas entre ambos acabaram sendo os principais motivos de sua ida ao Real Madrid. Mas eu não tinha como deixar de destacar um dos últimos craques prata-da-casa autênticos que jogaram pelo Flamengo. Ponta-esquerda, rápido, habilidoso e franzino, chegou a ser comparado com Zico no início da carreira, e algumas de suas jogadas realmente faziam por merecer a comparação.




Link do vídeo, pro pessoal do feed

 


05) Nunes: Fez parte da geração mais vitoriosa do Flamengo, que entre 1980 e 1983, conquistou três Brasileiros, a Libertadores e o Mundial. Se não possuía a mesma técnica e habilidade de seus companheiros, compensava com muita raça e oportunismo. Ganhou o apelido de Artilheiro das Decisões, em virtude de sua impressionante vocação de marcar gols em decisões de campeonatos, entre elas o Brasileiro de 1980 e o Mundial de 1981.




Link do vídeo, pro pessoal do feed

 

06) Júlio César: Se hoje em dia a nobreza rubro-negra está no ataque, há alguns anos o Flamengo tinha também lá atrás uma muralha com nome de Imperador. Numa época de vacas magras e defesas-peneira, o marido da Suzana Werner operava verdadeiros milagres debaixo das traves, e muitas vezes foi o responsável por alguns empates heróicos que garantiram tantos não-rebaixamentos do time da Gávea…




Link do vídeo, pro pessoal do feed

 

07) Raul Plassmann: Foi o goleiro mais sortudo de todos os tempos, porque atuar atrás de uma zaga que tinha Leandro, Marinho, Mozer e Júnior é o sonho de qualquer guarda-redes. Mesmo assim, foi o pilar de segurança debaixo das traves na maravilhosa campanha do Carioca + Libertadores + Mundial de 1981.





Passado e presente

 

08) Carpeggiani: Apesar de ter defendido as cores rubro-negras como jogador de 1977 até 1980, Paulo César Carpeggiani virou ídolo no Flamengo quando encerrou a carreira e começou a atuar fora das quatro linhas. Afinal, que outro treinador pode colocar no currículo conquistas de Libertadores e Mundial Interclubes logo no seu primeiro ano como “profissional”?




Vai lá e dá um murro no Mário Sotto

 

09) Bebeto: Revelado no Vitória, atuou pelo Flamengo em 81 jogos no período de 1983 a 1989, onde anotou 31 gols. Assim como Sávio, chegou a ser apontado como sucessor de Zico, até que protagonizou o tal do “desgosto profundo” ao qual o hino do Flamengo se refere, virando a casaca e indo vestir a camisa do arqui-rival Vice Vasco da Gama. Mesmo assim, protagonizou alguns bons momentos com o manto rubro-negro, o que justifica a sua presença aqui na lista.





Nossa, que saudades da Lubrax

 

10) Andrade: Apesar de atuar como volante, Andrade era um jogador de muita técnica, dotado de excelente visão de jogo e capaz de realizar lançamentos de longa distância com extrema perfeição. Participou da fase áurea do Flamengo, tendo sido campeão da Libertadores, Mundial e tetra Brasileiro. É o técnico atual do rubro-negro, e vem caminhando a passos largos para se firmar como ídolo também nesta função.




Link do vídeo, pro pessoal do feed

 

11) Adílio: Criado no Flamengo, clube que defendeu por grande parte de sua carreira, Adílio atuou ao lado de Zico e Andrade, formando um dos melhores meio-campos da história do time. Era um jogador de rara habilidade e criatividade, dono de um passe perfeito e adepto a um estilo de jogo clássico. Adílio atuou no Flamengo entre 1975 e 1987, quando teve a oportunidade de vestir a camisa rubro-negra em 615 partidas, o que faz dele o terceiro jogador com maior número de jogos disputados pelo Flamengo.



 


12) Leonardo: Leonardo foi formado nas divisões de base do Flamengo e, em 1987, quando tinha apenas 17 anos, foi lançado no time principal durante a Copa União. Jogando ao lado de velhos ídolos rubro-negros como Zico, Leandro e Andrade, Leonardo juntou-se à nova safra de craques da Gávea, que incluíam nomes como Jorginho, Bebeto e Zinho.




Senna cover

 

13) Adriano: Apesar de não ter se destacado muito na primeira passagem pelo Flamengo e ter retornado há pouco tempo, chegar na antepenúltima rodada do campeonato disputando a artilharia e dando a milhões de torcedores uma esperança real de conquistar o hexa credencia o Imperador a figurar na lista de grandes ídolos:




Link do vídeo, pro pessoal do feed

 

14) Petković: Esqueçam a brilhante passagem atual do sérvio pelo Flamengo. Pet entrou nessa por ter feito um dos poucos gols que eu me arrepio toda vez que revejo. E ponto final.





Link do vídeo, pro pessoal do feed

 

Essa foi a minha lista. E vocês, concordam, discordam, tem alguém a retirar ou acrescentar?

 

Todo mundo comentando, rumo ao hexa!

 



 

Fonte: verdadeabsoluta.net