sábado, 21 de junho de 2008

Analogia das estrelas

Em uma noite de céu estrelado, olho para o céu e vejo como as estrelas são interessantes e belas. Possuem um brilho fascinante (e são tantas). Uma ao lado da outra, ordenadamente, chegamos até a imaginar diversos traços e formas. Incríveis. Encantadoras.

Mas, se paramos para pensar um pouquinho, se temos que olhar para cima para vê-las, nos colocamos como seres inferiores ou subalternos diante de tal magnificência. Faz sentido?

Enquanto tamanha beleza se esbalda nos céus, nós, ficamos aqui embaixo, apenas imaginando como exatamente as coisas acontecem lá em cima. Posso afirmar com convicção que, por um momento que você imaginou como é esse palco lá em cima, você sentiu um friozinho na barriga... aham, confesso, eu também sinto. Admiração.

Para se ter mais certeza do que estou afirmando, desde os imemoriáveis tempos, grandes homens dispõem de todo seu tempo realizando estudos científicos visando novas descobertas sobre elas. E também pense na quantidade de dinheiro que foi gasto para que, até hoje, ainda ter poucas certezas e muitas dúvidas sobre essas "encantadoras de olhos". Claro que atualmente sabemos que esses seres nada têm de encantado e que temos um bom conhecimento de como eles se formam, mas mesmo assim, ainda atiçam nossa curiosidade. É o instinto.

Como é incrível nossa capacidade de se interessar por aquilo que é magnífico, divino, inalcançável, mesmo quando aquilo não passa de uma concentração de nuvens de gazes (sobretudo hidrogênio) e poeira interestrelar que entram em colapso devido a força da gravidade. E o que, anos e anos de olhos voltados para o céu, pesquisas, esforços e adoração, deram para aqueles que se mantiveram fiés a essa causa?

Muito pouco ou quase nada...
... mas ainda continuamos a adorá-las.

Tudo isso só me faz pensar que todo esse trabalho por nada só pode ter um nome: amor. Existe ainda sua variação menor: paixão.

Engraçado... olhando assim sob esse prisma, percebo o quanto as estrelas se parecem com as pessoas...

Essencial para meus olhos

Engraçado, como as coisas acontecem na vida do ser humano. Os dias passam em suas rotineiras horas e, tantas vezes, sequer imaginamos passar por momentos indescritíveis.

Interessante, ainda, como que pequenas coisas, gestos e atitudes, tornam-se de imenso valor a partir do momento que se aprende a levar a vida como uma grande escola. Pena que nem todos percebam, admitam isso, e passem a maior parte do tempo fixos em si mesmos, nos seus considerados fracassos, deixando de contribuir com o muito que se tem, sim, porque somos partículas que, ao se unirem a outras, tornam-se capazes de mudar o ordem das coisas.

A beleza da vida, certamente, só pode ser contemplada depois que olhos, antes acostumados somente a luz, e passados por períodos de trevas, voltem a enxergar.

A claridade, inicialmente, incomodará um pouco, mas passado o tempo necessário, será possível enxergar além do que se apresenta diante dos olhos; aos poucos, será possível enxergar a essência das coisas, dos seres, que tanto contribui na fomação de cada um de nós.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Diálogos

Tenha longas e deliciosas conversas com seu coração. Acalme seu corpo numa hora qualquer e dialogue com seu coração. Fale de você, do que a aflige, de seu medo, suas angústias, as frustrações e os sonhos que precisam acordar na realidade e fazer feliz seu viver. Não adie por muito tempo a conversa que você necessita e precisa ter com seu coração, com certeza disso sairá muita luz, novas idéias, conforto e bem estar. Quando entabulamos uma conversa com ele tudo parece ficar mais claro e fácil, tudo parece ter sentido e as coisas mais imperceptíveis tomam outras dimensões. Explodem diante de nós todas as certezas e acabamos encontrando saídas, respostas e soluções.

Sabendo disso, não adie, não deixe para amanhã, não desconverse nem mude de assunto, comece logo, neste instante, a conversar com seu coração, a conhecer seus segredos, a descobrir seus anseios, a saber porque ele sai do compasso quando você, indiferente e egoísta, não conversa com ele.

Ato de rotina

Acredito que a beleza ou as roupas que uma mulher veste não faz de todo o conteúdo. Já me apaixonei por mulher feia, por mulher que se veste mal, por mulher bonita, por mulheres elegantes... o único denominador comum em tudo isso foi: o simples fato de serem mulheres.

E quando digo mulheres digo no sentido mais ideológico da palavra. Não mulher por ter cabelo grande, peito, bunda, órgãos reprodutores femininos e etc... digo mulher mesmo, que valoriza seus sentimentos, que consegue ser madura e manhosa ao mesmo tempo, ser encantadora e devastadora, amante e amiga, feminina e moleca, enfim... mulher.

Claro, deve-se levar em consideração a aparência... não é somente isso, mas é um fator que tem um peso grande. A primeira vista sempre julgo pelas aparências sim, mas não deixando de lado outros valores na mulher. Somente pessoas dissimuladas e hipócritas não julgam pela aparência. Mesmo porque a única coisa que importa nessa vida é a beleza... tudo o que é belo é mais real. Mas o que é devastadoramente real é o mais belo .

Sobre

Eu sou um PREGO.

Por causa de um prego, a ferradura se perdeu...
Por causa de uma ferradura, o cavalo se perdeu...
Por causa de um cavalo, o cavaleiro se perdeu...
Por causa de um cavaleiro, a batalha se perdeu...
Por causa de uma batalha, o reino se perdeu...

... e tudo isso por causa do prego de uma ferradura.