sábado, 20 de março de 2010

Fubá


Com fubá se prepara muita coisa asquerosa: polenta, angu, broa, bolo de fubá e a desgraçada sopa de fubá, que minha mãe me obrigava a tomar quando eu era criança. É por causa dessa gororoba espessa, purulenta e sem gosto que eu criei nojo de fubá.

Sopa de fubá tem a propriedade de formar uma repugnante película que recobre sua superfície assim que o líquido grosso e melecoso esfria. E quente não dá pra encarar. Eu tinha de romper esse cabaço culinário com uma colher e engolir a gosma de baixo, sob pena de levar umas porradas.

Devia ter criado nojo da minha mãe, mas a natureza nos dota de um compulsório e incondicional amor maternal que me levou a descarregar o ódio só no nojento fubá mesmo. E extensivo ao nome. Fubá. Nome cretino...

Sua origem etimológica está numa bizarra língua angolana chamada quimbundo, veja você. O dicionário me diz que é uma língua da tribo dos bundos. Preciso acrescentar alguma coisa?

Um comentário:

Vanessa Z disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mt bom