terça-feira, 6 de julho de 2010

Sobre a reforma ortográfica

Sobre a reforma ortográfica

Quase todos os dias tem gente fazendo perguntas sobre a reforma ortográfica, que está me parecendo veio mais com a intenção de complicar do que de simplificar um dos idiomas mais difíceis de se aprender.Não acreditam que seja difícil? Pois tentem explicar para qualquer "gringo", seja ele de onde for, que a bota a gente calça e a calça a gente bota...Como não pretendo mais fazer nenhum vestibular nem concursos públicos, já tomei a minha decisão a respeito dessa reforma: eu quero mais que todos os filólogos e acadêmicos vão para a PQP, pois eu vou continuar a escrever como sempre fiz, idéia e outros ditongos similares, vão continuar acentuados, lingüiça e outras palavras similares em que o "U" seja pronunciado continuarão com o trema e que se f... a nova regra para o hifem, pois vou continuar a usa-lo como dantes.Outra coisa que não vai mudar em nada o meu comportamento é a reintrodução (com limitações) do "K", do "W" e do "Y", pois eu nunca os tirei do meu alfabeto e vou continuar a usa-los como sempre o fiz, e sem essa de escrever HAWAI com "v" ou PAPAYA com "i", conforme foi dito hoje, entre outras coisas, na página tira-dúvidas" do "globo.com"...Quem não gostar que vá reclamar com o bispo (pode ser o Macedo ou qualquer outro) pois não estou nem aí para quem me achar ignorante ou rebelde.Eu só adoto mudanças que sejam para simplificar ou melhorar, como por exemplo a do papel reciclado, que adotei geral, inclusive para documentos, propostas, contratos e correspondências com meus clientes, e quem não gostar que procure outro consultor.
Para terminar, hoje eu li a melhor frase sobre a reforma ortográfica: "Jamais trema em cima a lingüiça..."


Autor: Este aqui

Nenhum comentário: