terça-feira, 8 de julho de 2008

Raio-x de um LÍDER

Qual é o segredo deste Flamengo líder do Brasileirão? Está aí uma pergunta fácil de se responder...

Porque no campeonato de pontos corridos não tem segredo. Destaca-se não só aquele que tem o melhor time (o do Flamengo é muito bom, faz tempo), como aquele que tem mais elenco e que chega mais pronto à competição.

Este Flamengo joga com a mesma base do campeonato do ano passado. As novidades Kléberson, Tardelli, Jônatas e Marcinho foram entrando no time ao longo do Carioca, quando Joel foi inteligente ao lançar os novatos aos poucos. O Estadual deve servir para testes mesmo.

É mais fácil entender o sucesso da campanha no Brasileiro até aqui se a gente olhar o Flamengo desde o segundo turno do campeonato de 2007, quando somou 32 pontos em 19 jogos e acabou na quarta colocação (e em terceiro na classificação geral). Desde o segundo turno do Brasileiro do ano passado, o Rubro-Negro não pára de crescer.

Se conseguíssemos apagar da história a goleada sofrida para o América na Libertadores, o mico do ano no futebol brasileiro, daria para dizer que o Flamengo está perfeito de um ano para cá.

Vejam seus números até começar o Brasileirão, do segundo turno de 2007 até hoje, somando ainda a carioca e a Libertadores: 47 jogos, 29 vitórias, 8 empates, 10 derrotas, 83 gols, 50 gols contra, saldo de 33. O clube somou 95 pontos, com um aproveitamento de 67%.

Se fôssemos colocar o Flamengo em um gráfico, do segundo turno do ano passado até a liderança do Brasileirão 2008, tirando a fatídica noite contra o América, ele seria de crescimento linear. Hoje, depois de nove rodadas, o time conta com um aproveitamento de 81,48% (é algo absurdo um aproveitamento destes).

O time está pronto há mais tempo que Cruzeiro, São Paulo, Palmeiras e Inter, que para mim são as equipes que brigam pelo topo este ano. Manteve a base do ano passado e foi se reforçando bem e aos poucos durante o Estadual.

Para se manter lá em cima, "basta" que o Flamengo continue fazendo o que já faz há um ano. É diferente de quando o Botafogo disparou na liderança ano passado. O histórico e o elenco do Flamengo são bem mais consistentes.

O campeonato deste ano tem favorito. Alguém discorda?

Nenhum comentário: