sexta-feira, 6 de julho de 2007

Os bairros do RJ

OS BAIRROS DO RIO DE JANEIRO

ZONA SUL

Catete e Glória

Ambos os bairros tiveram grandes influências no início dos anos 30, o Catete com seu lendário Palácio, e a Glória pelo seu tradicional hotel. Essa influência ocorreu graças a um homem, o eterno presidente da República Getúlio Vargas. Hoje sem a sua presença, esses bairros se tornaram mórbidos, os tempos de requinte esvaíram-se com o passar dos anos. Atualmente o que se destaca nesses bairros é o fedor de mijo que tem nas suas ruas.

Laranjeiras

Pinheiro Machado esse é o nome da grandiosa rua que abriga dois grandes ícones do Rio de Janeiro, o tradicional Fluminense Football Club e o Palácio da Guanabara, cuja fachada é alvo de projéteis de vândalos e zé ruelas, chamados traficantes. Apesar de tanta tradição histórica é um bairro segregado da Zona Sul.

Flamengo

Já o bairro do Flamengo se destaca pela sua orla que é composta por prédio residenciais valorizados e tradicionais, além de uma invejável área de lazer. Convém lembrar a Churrascaria Porcão Rios, a mais luxuosa dessa rede. Não esquecendo de lembrar da famosa rua Paissandu e seus arvoredos. Porém quando passarem por esse tradicional bairro esvaziem os bolsos, pois o prejuízo pode ser grande, o que nos diga o conhecido e deserto aterro do Flamengo paraíso da ladroagem e da pegação gay.

Botafogo

A orla de Botafogo é famosa mundialmente e possui uma das mais lindas vistas da cidade, porém é um bairro com mais falhas do que acertos. Vide a pivetada que fica em frente ao prédio Mourisco, vide também o caótico engarrafamento da rua Farani, sem contar a falência do Clube Sírio e Libanês e cheiro de mofo do Canecão. O ponto alto é o Shopping Rio Sul. a unica coisa que preSta no Bairro, já que a linda vista citada no início do parágrafo, fica na Urca.

Humaitá

É um Botafogo metido a besta, que só de sacanagem, a prefeitura cobra IPTU como se fosse Lagoa

Urca

Esse bairro se tornou famoso pelo antigo Cassino da Urca, onde desembarcou dos EUA, a "pequena notável", Carmen Miranda cantando a música "Eu Gosto da Minha Terra." Neste bairro localiza-se uma das maiores belezas naturais, o Pão de açúcar. É um lugar calmo onde prevalece um número surpreendentemente grande de residências de pessoas chatas, inclusive a do Rei dos Malas: Roberto Carlos.

Leme

Foi privilegiado pela sua localização, dizem por aí que é a Copacabana nobre, não querendo desmerecer o bairro vizinho, que pelas questões, históricas entre outras supera o Leme. O ápice desse bairro está no luxuoso Hotel Le Meridien, e o fabuloso Restaurante Le Saint Honoré. Não pode cair em esquecimento o morro Chapéu Mangueira, que como os outros possui pessoas amistosas, porém essas colinas desvalorizam qualquer bairro, inclusive o Leme, cuja praia, muito da fedida, já não ajuda.

Copacabana

O mais famoso bairro do mundo, carinhosamente conhecido como a "Princesinha do Mar", palco do maior revéillon do planeta com seu espetacular show pirotécnico. Em sua magnífica avenida (Atlântica), onde residem boa parte das aristocráticas famílias, na qual está localizado o Hotel de maior prestígio do Brasil, onde a voz do século, Frank Sinatra ecoou pelo nobre salão do Golden Room, no Copa. Logo ao lado encontra-se o badaladíssimo edifício Chopin. Apesar de sua história monumental, esse pedaço de terra, apresenta as mesmas deficiências de bairros menos abastados, com o alto índice de prostituição, moradores de rua, e assaltos a turistas e moradores. Tem a maior densidade demográfica de idosos do mundo (a idade média dos moradores é de 52 anos). Surpreende também pela quantidade de farmácias. Cerca de quatro em cada quarteirão.

Arpoador

Não tem história, e portanto não merece maior atenção... mas convém lembrar da galera do Surf, e dos pescadores. Já ia esquecendo... e da galera da maconha.

Ipanema

Eternizado pelas canções de Tom e Vinícius, esse é o típico bairro carioca, por onde desfilam moças dos corpos dourados, do sol de Ipanema... Como exclamaram os poetas. Esta nobre região dispensa elogios, por tudo que é e que já foi... É eterna e inigualável. Qual mortal não gostaria de morar aqui?

Leblon

Valorizadíssimo por ser um lugar muito enfocado pelas famosas novelas da Rede Globo, do qual retratam toda a graciosidade. Seu luxo evidencia-se únicamente por seu ilustre morador, Manoel Carlos. Lugar de gente metida que detesta dividir o bairro com a favela Cruzada São Sebastião. O sonho oculto de todo morador do Leblon é se mudar pra Barra.

São Conrado

Esse sim sabe o que é uma favela, pois abriga a maior da América Latina (Rocinha). Também possui uma praia com odor desagradável, tem como ponto positivo o chique Shopping Fashion Mall e alguns condomínios. É favorecido pela proximidade da Barra da Tijuca.

Gávea

Berço da nação Rubro-negra Podem ser citados a Pontifícia Universidade Católica, o simples e ao mesmo tempo sofisticado Shopping da Gávea, a conhecida "Segunda sem lei" da Praça Santos Dumont e a grandiosa Pedra da Gávea, com seus esportes radicais. Mas tem que ter "saco" para aturar os colossais engarrafamentos da Rua Mário Ribeiro.

Lagoa

O nome já diz tudo, com a Lagoa Rodrigo de Freitas, essa região ganhou notoriedade mundial, a pesar da constante onda de mortandade de peixes . É o coração da Zona sul pois tem ligação com os grandes bairros dessa região. É um cartão postal maravilhoso! Mas o fedor é de matar!

ZONA OESTE

Jacarepaguá

É um bairro com muitas divisões internas (Taquara, Tanque, Anil, Piúna, Pechincha, Freguesia), o que impossibilita falar muito sobre. Porém uma coisa é certa, local de muitas mansões e lugares bonitos, com comércio muito bom e um puta calor que parece que estamos em Cuiabá.

Recreio

É uma roça de luxo, com prédios padronizados e inovadores, o que o prejudica é a favela que está aumentando, vulgarmente conhecida como Terreirão! Porém o futuro é de grande esperança para este bairro ainda em crescimento.

Barra da Tijuca

O único bairro sem favelas no Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca é a jóia da coroa da cidade. Paraíso dos milionários, emergentes, candidatos a emergentes e artistas da Rede Globo. É a Miami brasileira. A renda per capita de seus moradores, a mais alta do país, é equivalente a renda per capita de Tóquio, Paris ou Nova York. É muito esplendor, luxo e conforto despertando a ira e a inveja dos tradicionais bairros Ipanema e Leblon. A única merda é que é longe pra caralho de qualquer outro lugar. A Barra só é perto da Barra...

ZONA NORTE (SUBÚRBIO)

Penha

Bairro paralelo a uma das maiores vias do Rio de Janeiro, a Avenida Brasil. Sendo assim bairro de fuga de bandido e constantes tiroteios. Mas nem tudo é só desgraça. A Penha tem seu ponto turístico que deve ser lembrado. A famosa Igreja da Penha que fica no alto de um morro. Para chegar até lá em cima tem que subir 365 degraus, porém essa não é a maior dificuldade; a maior dificuldade é ter que passar pelo parque Xangai sem ser assaltado e após uma imensa ladeira que dá acesso a uma favela, aí sim começa a escadaria. Mas após isso tudo tem a recompensa. Chegar lá do alto e ver a quantidade de morro e favela que a igreja está cercada é uma sensação única.

Olaria

Olaria é um bairro que tem seu famoso Clube Olaria Atlético Clube, local de muitos bailes funks e pagode e pouco futebol. Vale lembrar do conjunto habitacional do Greipe que é uma maloca só, em que o point é uma pracinha que a galera se encontra pra fumar maconha.

Ramos

Ah... Esse sim tem um verdadeiro ponto turístico em que todos os nativos da área se divertem e se orgulham de verdade ... O "Piscinão de Ramos". Local muito citado por Dicró e Bezerra da Silva é famoso pela quantidade de água nos coliformes fecais.

Vila da Penha e Vicente de Carvalho

Até a alguns anos atrás era uma roça, só havia o Carrefour e o supermercado Real, agora porém Vila da Penha conheceu o progresso valendo destacar o Olimpo, o shopping Carioca e etc. Porém a galera de V.P não perdeu uma velha mania, ficar dando voltas nos arredores de um canal fedorento da rua Oliveira Belo. Um grande contraste, pois na Zona Sul se caminha pela orla, já em V.P neste velho rio. Convém lembrar que o conjunto IPASE não para de crescer, se transformando num mega cortiço.

Irajá

Quem não conhece esse bairro, muito famoso pelo que tem de melhor: "O cemitério de Irajá". Até um velho circo que possui no bairro é falido.

Bangu

Não poderíamos esquecer do "inferno carioca". O buraco quente do Rio lhe dá a credencial de mais fedido também...

Vaz Lobo

Bairro de passagem, simplesmente sem definição, pois não é habitacional nem comercial. Acho que a unica definição que tenho é que é um bairro muito "favelal" com o famoso morro do Juramento onde nasceu e foi criado pessoas famosas como Veronica Costa e Escadinha. Que orgulho!!!

Madureira

Bairro muito conhecido pelos macumbeiros de plantão que compram as galinhas pretas, bodes e similares no grande "Mercadão de madureira". Famoso também pelo camelodromo que estão constantemente em guerra com a polícia. Mas o que mais marca o bairro é a ladroagem. É engraçado você estar passando pela rua quando de repente surge um individuo lhe perguntando na maior cara de pau "Vai um rolex, ai? E um cordãozinho de ouro?". É realmente um local muito bom.

Cascadura

É praticamente nada. É a extensão de madureira, ou seja, nada.

Piedade

Antigamente o bairro era chamado "Parada Gambá" devido ao nome da estação de trem. Até que, no fim do século 19, uma moradora do bairro decidiu escrever uma carta para o diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil. O texto era o seguinte: "Por piedade, doutor, troque o nome da nossa estaçãozinha". O apelo deu certo. O diretor respondeu: "Minha senhora, será feito. E o nome do bairro será Piedade".

Abolição

É igual a Lei Aurea... nem devia ser criado... só atrapalha.

Inhaúma

Bairro famoso, muito famoso pelo seu cemitério... Lá são realizados inúmeros trabalhos de Candomblé, atraindo macumbeiros de todo canto da cidade.

Maria da Graça

Bairro ermo, conhecido vulgarmente por Maria Desgraça!

Higienópolis

Hã? O Que é isso? Bairro próximo a Maria da Graça, que ninguém conhece. Já foi há tempos atrás considerado o bairro mais tranquilo da Zona Norte (também ninguém conhecia...). Hoje em dia é cercado pelas favelas do Jacaré e Manguinhos. O bairro que era o mais tranquilo da zona norte, é agora rota de fuga de bandido e não passa um dia sem uma rajada de metralhadora. Bairro de bandido e cachaçeiro...

Del Castilho

Bairro onde se localiza a catedral e a "sede mundial: da Igreja Univesal. Precisa dizer mais alguma coisa?

Méier

É a princesinha do suburbio, "logo ali da Barra, 5 minutos pela linha amarela". Esse bairro tem um grande comércio, e duas divisões .. O lado de cá (Dias da Cruz) e o lado de lá. Quem mora no lado de cá odeia quem mora no lado de lá e vice versa. Nunca entendi essa rixa, pois a bosta é exatamente a mesma nos dois lados. O morador do Méier geralmente tem um ar arrogante para sua localização. Gostam de se equiparar aos pseudo-nobres Tijucanos, porém a geografia tratou de tornar esse desejo impossível. O "point das patricinhas " desse humilde bairro geralmente é o combalido Raio de Sol.

Lins de Vasconcelos

Já tive a infelicidade de morar neste bairro. Não recomendo pros meus amigos... nem pros meus inimigos.

Engenho de Dentro

Por obra e graça de Deus, um raio de luz iluminou as idéias do nosso prefeito maluquinho, que resolveu colocar nesta bosta de bairro um monstrengo estádio de futebol que seria construído na elegante Barra da Tijuca.

Riachuelo

Começa no Sampaio e termina na Mangueira, é um bairro praticamente anônimo, é conhecido como "VALÃO", pois todos os bairros do submundo escoam pela Marechal Rondom, a sua rua principal, para chegarem ao centro da cidade.

São Cristóvão

Já foi o berço do Império, a nobreza de todo reinado via esse bairro com grande apreço, mas isso foi há dois séculos atrás, pois atualmente o bairro de São Cristovão, encontra-se em total petição de miséria. Hoje Dom João chora em seu túmulo, pois a sua casa tornou-se um museu caindo aos pedaços e decadente, e seu vistoso quintal virou um zoológico. Um antro de putas e travestis.

Jacaré Ops! Desculpe-me caro internauta, Jacaré não é bairro e sim uma enorme favela, portanto não há o que comentar. A não ser o seu óbvio elevado grau de periculosidade.

Ilha do Governador

Lugar de bairros luxuosos, porém boa parte de toda região é uma grande favela. Mas vale lembrar também o que cerca boa parte da região, que são suas belas praias. Quem passa por uma delas sente o cheiro daquela catinga braba. Mas acreditem existem muitas pessoas que ainda tem coragem de se banhar nas águas podres do local, compartilhando o espaço com pneus, defuntos, garrafas plásticas e principalmente muito cocô. A água é cremosa.

ZONA NORTE (SUBÚRBIO METIDO A BESTA)

Grajaú

Clima bucólico, possui uma densidade demográfica baixa, o que nos lembra Alberta, pra quem não sabe, uma região do Canadá. A ainda quem o diga entre os moradores que ali, é a Europa da Zona Norte. Mas apesar da sua magnitude, há carência de iluminação em suas ruas, o que nos faz lembrar os perigosos becos de Londres. Parabéns moradores desse bairro, "grã-finos decadentes" sempre nos lembrando o velho continente.

Vila Isabel

"A Vila não quer abafar ninguém, só quer mostrar que faz samba também..." disse certa vez Noel Rosa, tornando esse bairro famoso no Brasil, quiçá no mundo, como berço do samba. Primeiro bairro padronizado do Rio de Janeiro, com requinte à francesa, uma amostra disso é sua famosa avenida: a Boulevard, seguida pela ornamental calçada musical. Foi através de Drummond, o "Barão", que surgiu o popular jogo do bicho. Atualmente a Vila está em seu ápice, juntamente com a nobre Tijuca, pois aderiu a modernidade. Apesar de sua amplitude histórica, há deficiências, e a mais marcante é o já citado e combalido Raio de Sol, e o paralisado Hospital Pedro Ernesto, além desses dois há o falido restaurante Capelinha.

Andaraí

Seria o Andaraí um bairro fantasma? Essa dúvida é freqüente entre os mortais moradores desse lugar, eles possuem várias identidades menos a própria, moram em Vila Isabel, no Grajaú, na Tijuca mas nunca em seu próprio bairro. Seria isso vergonha ou um desejo? Um exemplo disso é o popular conjunto habitacional, carinhosamente conhecido como TIJOLINHO, pois seus moradores encontram-se numa eterna crise de identidade. A novela Celebridades fez o bairro melhorar um pouco.

Tijuca

Ser tijucano é um estado de espírito, é considerada como a continuação da Zona Sul, porém a geografia foi madrasta com esse bairro, colocando tanta nobreza ao lado de meros coadjuvantes. O tijucano é o único que honradamente bate no peito expressando sua origem (sou da Tijuca). Inúmeros bairros criticam a Tijuca, mas no fundo sentem rancor e inveja. Há também os falsos tijucanos, são eles procedentes de inúmeros bairros, a destacar as seguintes regiões como Andaraí, Vila Isabel, Largo da Segunda Feira, Praça da Bandeira e principalmente quem mora no Maracanã. Muitos devem estar se perguntando: porque o Largo da Segunda Feira não é Tijuca? E a resposta está aqui: Passou da Hadock Lobo, já é Largo da Segunda Feira, não tem que choramingar. Apesar da grande superioridade a Tijuca enfrenta grandes problemas, relacionados à violência, pois é um bairro cercado por morros, a destacar: Borel, Casablanca, Formiga, Chacrinha e Salgueiro entre outros. Mas isso tem uma explicação "O rico é o espetáculo dos pobres". E assim a Tijuca vive em seu eterno antagonismo, de belos, balas perdidas, luxo e pobreza (pista e favelas).

Maracanã

É conhecido em todo mundo, mas não pelo bairro, e sim por acolher o maior estádio do mundo. Uns dizem que, de alguns anos pra cá, tem tido algo em comum com um bairro carioca (não pelo estádio, já que o outro também tem - Moça Bonita), mas pelo clima infernal (como em Bangu): o motivo foi a construção da UERJ, que contribui para essa ilha de calor. Porém o bairro do Maracanã dá um banho em muita gente, pois quando chove seu rio causa grandes inundações.

Nenhum comentário: